O Transtorno por Déficit de Atenção (TDA) é uma desordem bastante frequente entre crianças em idade escolar. Costuma afetar, principalmente, os meninos em vez das meninas. Para isso, é preciso dar-lhe a máxima atenção e ajuda,
para corrigir este problema e tentar que estas crianças tenham uma vida
o mais ordenada possível. Deixamos-lhe alguns conselhos sobre como ajudar as crianças com déficit de atenção.
-
Estas crianças requerem muita disciplina. Pela idade, estão no momento em que requerem de máxima atenção para que sigam um ritmo de vida disciplinado. Se a criança sofrer de falta de atenção, a rotina vai ajudá-la a seguir um ritmo constante e tranquilo.
-
É necessário que a criança siga regras. Crie-as em casa, desta forma saberá que será castigado se não as cumprir e se as cumprir será o normal, base de uma vida ordenada e saudável. Deve diferenciar o que está bem do que está mal a partir da sua própria casa para que depois aplique no resto dos círculos.
-
Ajude a criança a procurar atividades em grupo que realmente a preencham e que goste, seja um esporte, a música, trabalhos manuais, o que ela decidir. Incentive-a a participar, para se divertir e compartilhar. Isto ajudará bastante a relacionar-se com as outras crianças e a compartilhar de forma saudável e ordenada.
-
Certifique-se que a criança está sempre sob a vigilância de um adulto. Deve informar os seus professores, tutores e todos aqueles que passarem tempo com ela. Desta forma criarão o ambiente adequado e saberão tratá-la.
-
É bastante aconselhável que como pai consulte um profissional. Este irá dar-lhe chaves, ajudar a controlar o seu filho além de o ajudar no que precisar. Desta forma, será muito mais fácil tratá-lo e ajudá-lo.
-
Tem de conseguir que quando a criança estiver a realizar uma tarefa, se concentre nessa e em mais nada. Que nada nem ninguém, possa desviar a sua atenção. Este é um bom exercício para conseguir a máxima concentração e que a criança renda ao máximo em cada uma das suas tarefas.
-
Não o compare com ninguém de forma inferior. Evite, também, referir-se a ele de forma negativa perante alguém. Muito menos perante crianças, de amigos seus. Não o faça sentir-se menos do que é, pelo contrário, tem que fazer com que se sinta de valor.
-
Se deseja ler mais artigos parecidos a como ajudar as crianças com déficit de atenção, recomendamos que entre na nossa categoria de As emoções ou que se inscreva no nosso boletim de novidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário