Materiais
simples ou sucatas podem virar um brinquedo nas mãos de uma criança.
Para isso, basta que ele faça pensar, intrigue ou simplesmente divirta.
Quer ver só? Entregue a ela um cavalinho de pau e observe se ela não sai
cavalgando pela escola.
Os
brinquedos dizem muito sobre o tempo, a cultura e as características de
um povo. Uma coisa, no entanto, não muda. O encanto que causam nas
crianças. Com objetos simples, elas se entretêm e viajam para um mundo
de imaginação - se transformam em cavaleiros e equilibristas, voam pelos
céus... Para incrementar ainda mais esses momentos de diversão, convide
os pequenos para uma oficina. Eles vão dar mais valor aos tradicionais
cavalos de pau, pés de lata e bambolês se ajudarem você a produzi-los.
BOTÃO
Estica
e solta, estica e solta... assim a criançada faz as tampinhas desse
brinquedo girarem, produzindo um barulhinho mágico. Inventado em 1930, o
futebol de botão é passatempo para todas as idades. O brinquedo também é
conhecido por corrupio ou currupicho.
IDADE - A partir de 4 anos.
O QUE DESENVOLVE - Coordenação motora e ritmo.
COMO
FAZER - O modelo tradicional é feito com um pedaço de fio que passa
pelos dois furos de um botão grande amarrado com um nó nas pontas. Para
esta variação, que produz som, separe quatro tampinhas de garrafa PET;
um pedaço de fio de náilon torcido ou barbante fino de 1 metro de
comprimento; três pedrinhas ou miçangas; e fita adesiva. Esquente a
ponta de um prego pequeno e faça dois furos em cada tampinha de forma
que eles fiquem centralizados. Passe-as pelo cordão de maneira
alternada: uma de boca para baixo e outra de boca para cima. Dê um nó
unindo as pontas da linha. Dentro de uma das tampas centrais, coloque as
pedrinhas ou miçangas e tampe com a outra. Una-as com fita adesiva.
Cuidado para que as linhas não fiquem torcidas dentro das tampinhas.
Deixe-as esticadas, com um orifício bem na direção do outro.
COMO
BRINCAR - As duas tampinhas que ficam nas extremidades servem para
segurar o brinquedo. Mantenha uma em cada mão e, com o cordão frouxo, dê
um impulso para a frente para enrolar bem o cordão. Estique em seguida.
As tampinhas do meio giram em grande velocidade produzindo um
barulhinho. Depois, é só esticar e afrouxar o cordão.
CAVALO DE PAU
Um
simples cabo de vassoura é suficiente para divertir as crianças com um
cavalo de pau. Cada um monta em seu "animal" e sai cavalgando pela
escola. Outra boa pedida é a garotada apostar uma corrida.
IDADE - A partir de 4 anos.
O QUE DESENVOLVE - Coordenação motora e exercício de pernas e pés.
COMO
FAZER - Desenhe a cabeça do cavalo em um pedaço de EVA e recorte. É
possível substituir esse material por papel cartão. Dobre ao meio,
desenhe o olho e faça vários furos, alinhados, a um dedo de distância da
borda. Deixe um espaço sem furar na parte de baixo. Corte pedaços de 50
centímetros de lã e passe pelos furos. Amarre-os para fechar a cabeça
do cavalo e compor a crina. Faça também um ou dois furinhos para formar o
focinho do animal. Encaixe a cabeça em um cabo de vassoura.
COMO
BRINCAR - A criança monta no brinquedo e "cavalga" pela escola. Você
pode organizar uma corrida. Trace no chão uma linha de partida e outra
de chegada e dê o sinal de largada. Outra sugestão é usar os cavalos nos
teatrinhos. Todo príncipe monta um belo animal.
PÉ DE LATA
As
crianças andam para lá e para cá em cima das latas. Quando já tiverem
prática, elas podem apostar uma corrida. Para isso, basta se certificar
que a corda de náilon está bem presa a lata.
IDADE - A partir de 5 anos.
O QUE DESENVOLVE - Equilíbrio e coordenação motora.
COMO
FAZER - Faça dois furos diametralmente opostos no fundo de uma lata de
achocolatado ou leite em pó. Passe uma corda de náilon de 1,2 metro
pelos furos da lata e una as extremidades com um nó bem forte dentro do
recipiente. Coloque a tampa e decore com retalhos de plástico adesivo ou
tinta. Faça o mesmo com outra lata.
COMO
BRINCAR - Os alunos sobem nas latas e tentam se equilibrar segurando
nas cordas. Além de andar pela escola com os pés de lata, eles vão se
divertir apostando uma corrida, andando para trás ou vencendo um
percurso com obstáculos.
BAMBOLÊ
Rebolar
bem é o que basta para manter o bambolê na cintura. Mas as crianças
também se divertem girando o brinquedo no pescoço, nos braços e nas
pernas. Bambolear, além de divertir a criança, faz com que o equilíbrio
seja exercitado.
IDADE - A partir de 6 anos.
O QUE DESENVOLVE - Ritmo e equilíbrio.
COMO
FAZER - Corte 1,5 metro de mangueira de gás. Una as pontas com fita
crepe, formando um aro. Para os menores, que ainda não conseguem girar o
bambolê em torno da cintura, faça aros pequenos usando 60 centímetros
de conduíte. Você pode colocar arroz, pedrinhas, guizos e sementinhas
dentro dele antes de fechar. Na hora em que os pequenos estiverem
rodando o brinquedo, vão escutar um agradável som.
COMO
BRINCAR - A criança coloca o bambolê na cintura e o roda. Para mantê-lo
girando, é preciso movimentar o quadril, como um rebolado. É possível
também rodá-lo em outras partes do corpo: no pescoço, nos braços e nas
pernas, além de jogá-lo para cima e tentar encaixar nos braços. Para que
todos brinquem juntos, organize uma competição. O objetivo pode ser
ficar mais tempo com ele em torno da cintura ou bambolear andando, sem
deixar o brinquedo cair.
PIPA
Feita
de jornal, essa variação do papagaio (ou pipa, como é conhecido em
algumas regiões) vai divertir a meninada nos dias de vento. Também
conhecida como papagaio ou capucheta, a pipa sempre deve ficar longe da
rede elétrica.
IDADE - A partir de 6 anos.
O QUE DESENVOLVE - Coordenação visual e motora, ritmo e relação entre espaço e tempo.
COMO
FAZER - Corte um quadrado de folha de jornal com 32 centímetros de
lado. Apenas para marcar o papel, dobre a folha ao meio, formando um
triângulo. Abra a folha deixando a marca em posição vertical e vire para
trás a ponta de cima. Com um palito, faça um furo em cada uma das
outras pontas. Corte um pedaço de linha de 30 centímetros, passe pelos
furos das pontas direita e esquerda e amarre. Agora faça a rabiola.
Corte 70 centímetros de linha e amarre tirinhas de jornal nela, uma
seguida da outra. Prenda esse fio na ponta de baixo. Por fim, fixe a
linha do carretel no centro do fio preso nas laterais.
COMO
BRINCAR - O aluno segura a linha da capucheta e começa a correr.
Enquanto ele avança, o vento ajuda a colocá-la no alto. Para fazer essa
atividade em grupo, você pode organizar um campeonato em que o desafio é
ficar mais tempo com o papagaio no ar.
LEMBRETE - Só é possível brincar em dias de vento e longe da rede elétrica. Alerte a criançada para os perigos do cerol.
PASSA-BOLA
Com
apenas uma garrafa PET, a criança pode brincar com amigos ou até mesmo
sozinha. Ninguém pode tocar na bola, que passa de uma criança para outra
com a ajuda de um "copinho".
IDADE - A partir de 6 anos.
O QUE DESENVOLVE - Coordenação visual e motora e noção de distância.
COMO
FAZER - Corte uma garrafa PET ao meio. Você vai utilizar apenas o lado
em que fica a tampa, pois é mais fácil para a criança segurar. Pinte a
tampinha e a borda do suporte com tinta acrílica ou encape com plástico
adesivo colorido. Essa marcação facilita a visualização se a garrafa for
transparente. Faça a bola recheando uma meia com jornal. Para fechá-la,
fixe a ponta com cola para tecido ou costure.
COMO
BRINCAR - O objetivo é jogar a bola com um suporte sem deixá-la cair no
chão. Se a criança for brincar sozinha, segura um suporte em cada mão e
joga a bolinha de um lado para o outro. Em grupo, organize os alunos em
roda ou em fileiras e dê um "copinho" para cada um. Um deles inicia a
brincadeira jogando a bola para um colega, que vai pegá-la com o
"copinho" e jogá-la para outro.
DIABOLÔ
As crianças vão se transformar em pequenos malabaristas com esse brinquedo nas mãos.
IDADE - A partir de 7 anos.
O QUE DESENVOLVE - Coordenação motora, ritmo e concentração.
COMO
FAZER - Escolha duas garrafas PET com formato arredondado. Corte-as 15
centímetros a partir da boca, desprezando a parte de baixo. Corte também
o gargalo de uma delas. Lixe as bordas para tirar as rebarbas. Encaixe
as duas pela boca e rosqueie a tampa prendendo uma na outra. Decore o
brinquedo com tinta ou plástico adesivo. Para o suporte, use duas
varetas de 8 milímetros de diâmetro por 25 centímetros de comprimento e 1
metro de barbante. Fure as duas varetas em uma das extremidades e
passe-as pelo cordão. Dê um nó nas pontas.
COMO
BRINCAR - A criança coloca o diabolô no chão e passa a corda por baixo
dele, segurando uma vareta em cada mão. Ela rola o brinquedo pelo chão
para pegar embalo e o levanta. Com uma das mãos, dá puxadas rápidas para
que ele gire somente em um sentido. A outra mão apenas acompanha os
movimentos. É importante ficar sempre de frente para uma das bocas do
diabolô. Se ele pender para a frente ou para trás, é preciso ajeitá-lo
novamente. Depois de dominar esses movimentos, é possível jogar o
diabolô para o alto. Para isso, a criança abre rapidamente os braços,
dando um impulso para cima. Para pegá-lo, mira o cordão no centro do
brinquedo e, assim que ele voltar, afrouxa o cordão.
CINCO MARIAS OU JOGO DAS PEDRINHAS
De
olho nos saquinhos que estão no chão e nos que são jogados para cima, a
molecada ganha em concentração e trabalha a coordenação motora. Além de
se divertir brincando, personalizar os saquinhos pode ser uma boa
ideia.
IDADE - A partir de 7 anos.
COMO FAZER - Costure cinco saquinhos simples de pano recheados de arroz ou areia, ate-os bem para que nada saia durante o jogo.
COMO
BRINCAR - Determine a ordem dos participantes. O primeiro joga os cinco
saquinhos para cima deixando-os cair aleatoriamente no chão. Na
primeira fase, ele escolhe um dos saquinhos e o joga para cima. Antes de
pegá-lo de volta, recolhe com a mesma mão um outro que está no chão. Em
seguida, joga um dos que estão em sua mão para cima e pega um terceiro,
segurando todos juntos na mesma mão. Se o saquinho que está no ar cair,
a criança dá a vez para outra. O participante passa para a próxima fase
se conseguir segurar todos os saquinhos. Na segunda fase, os saquinhos
que estão no chão são pegos de dois em dois. O desafio aumenta na
terceira fase. Agora, é preciso lançar um saquinho e pegar três. Depois,
jogar um que está na mão e pegar o restante. Na quarta fase, a criança
forma com o polegar e o indicador de uma das mãos uma trave de futebol.
Com a outra, joga um saquinho para o alto e empurra outro para dentro
desse gol antes de pegar o que está no ar. A criança tem de fazer quatro
gols em quatro tentativas última fase determina os pontos de cada
criança. Ela lança os cinco saquinhos ao ar e tenta pegar o máximo
possível com as costas da mão. Quantos ficarem em sua mão será o número
de pontos.
CAMA DE GATO
Feita com barbante, a cama de gato envolve raciocínio e pode ser ‘brincada’ em qualquer canto, basta 4 mãos!
IDADE - A partir de 6 anos.
O QUE DESENVOLVE - Raciocínio lógico e paciência
COMO FAZER - Corte um pedaço de barbante (pode ser elástico ou fita também), dê um nó entre as duas pontas.
COMO
BRINCAR - Deixando as mãos verticalmente paralelas, coloque o barbante
nas pontas dos dedos, formando uma espécie de retângulo uniforme. Sem
dobrar os dedos, ou tirar o barbante da posição inicial, leve a mão
direita até a esquerda e passe-a por baixo da lateral do barbante de
forma que este fique enrolado. Faça a mesma coisa com a mão esquerda.
Passe o dedo do meio de cada mão por baixo do barbante recém enrolado,
algo semelhante a letra x se formará em cada um dos lados. A partir daí o
objetivo é passar o barbante para a mão do outro jogados sem que este
saia da mão do primeiro, formando outra ‘figura’ a ser desatada em
seguida.
ENROLA-BOLA
Um
pulo e uma gingadinha para a direita. Outro pulo e outra gingadinha...
Em dupla, as crianças brincam até enrolar a bola no cordão
IDADE - A partir de 4 anos.
O QUE DESENVOLVE - Coordenação motora, integração com o parceiro e ritmo.
COMO
FAZER - No centro de um pedaço de cordão de algodão grosso de 1,5 metro
de comprimento, pendure uma corda fina de 40 centímetros. Na ponta
dela, prenda uma bola de meia de náilon, recheada com retalhos de tecido
ou fios de lã. Em cada ponta do cordão principal amarre um pedaço de 1
metro de corda fina.
COMO
BRINCAR - A brincadeira é feita em dupla. Cada um amarra um pedaço da
corda em sua cintura. O objetivo é enrolar a bola no cordão. Para isso,
as duas crianças têm de gingar e pular de maneira coordenada. Quando
conseguirem, proponha à dupla repetir a brincadeira só que posicionada
de lado e, depois, de costas. Sugira também uma corrida. Na ida, os
parceiros enrolam a bola e, na volta, desenrolam.
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