segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Síndrome de Asperger - Autismo entre os 7 e 11 anos

Todas as crianças são singulares. Costumam desenvolver aptidões distintas em momentos específicos. Todas têm personalidade própria. Algumas são muito extrovertidas, outras muito tímidas. Algumas acham a transição para a escola dificílima e demoram para adaptar-se, outras adaptam-se quase imediatamente. Contudo, depois do primeiro semestre na escola, professores experientes do ensino fundamental costumam notar se o comportamento da criança é fora do comum em comparação com o de outras da mesma idade. Se você está preocupado com o desenvolvimento de seu filho, as observações dos professores podem ser úteis. Algumas crianças com TEA têm dificuldades mais sutis (por exemplo, aquelas vivenciadas na síndrome de Asperger moderada) que podem ter passado despercebidas aos que os cercam até ficarem mais velhas e precisarem de usar mais aptidões sociais. À medida que a criança fica mais velha, adultos e outras crianças demonstram menos tolerância às amplas variações no comportamento social do que na primeira infância. As dificuldades sociais começam a ficar mais evidentes à medida que a criança cresce.
COMPORTAMENTOS QUE CAUSAM PREOCUPAÇÃO ENTRE SEIS E ONZE ANOS - SEU FILHO:

- Faz pouco contato visual com as pessoas;
- Provavelmente não usa gestos como apontar, acenar, assentir ou fazer "shhh" com o dedo significando "silêncio";
- Não tem amigos da mesma idade.
- Não mostra aos profesores os desenhos ou as tarefas a menos que lhe peçam.
- Tem muito mais dificuldade para compartilhar do que as outras crianças.
- Não é muito bom em revezamentos e gosta de ser o primeiro o tempo todo.
- Aparentemente não se preocupa com os sentimentos das outras crianças.
- Repete a mesma coisa várias vezes.
- Não procura nem gosta de brincar de faz-de-conta com outras crianças.
- Não facilita o diálogo quando o assunto é algo sobre o qual o outro deseja falar.
- Fala "a" você, sem realmente se preocupar se você está interessado ou entediado com o assunto sobre o qual ele está falando.
- Demonstra fascínio por um tópico que consome muito tempo e pode parecer um pouco incomum, por exemplo, saber a capacidade de todos os estádios de futebol do campeonato.
- Fala de modo um pouco incomum: por exemplo, com tom muito alto e sem expressão ou com sotaque distinto - digamos, uma criança inglesa com pais ingleses falando com sotaque americano.
- Quer brincar com as mesmas coisas e nada mais durante longos períodos de tempo.
- Agitar as mãos ou faz movimentos estranhos quando irritado ou entusiasmado.


Fonte: :Livro - Convivendo Com Autismo E Síndrome De Asperger: Estratégias Práticas Para Pais E Profissionais – Chris Williams

Nenhum comentário:

Postar um comentário