quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Planejamento Semanal Pronto para Berçário


Esse planejamento criei para uma  turma de Berçário de 6 meses a 10 meses , mas todas as atividades você pode adaptar  , logo postarei mais planejamentos.
Bjinhus
Prof Elis


Segunda Feira
Área de Estudo: Artes Visuais
Tema: Sentindo novas texturas

Objetivos Específicos:
-Desenvolver a percepção tátil
-Sentir novas texturas
-Desenvolver a motricidade
Introdução:
Na primeira atividade realizar uma rodinha para mostrar ao grupo saquinhos de tnt com vários objetos dentro (sucatas, papel picado,...),  aguçar a curiosidade de todos com perguntas, tais como: O que será que tem dentro do saco? E também sacudindo o saco para ouvirem o som dos objetos que estão dentro. Na segunda atividade vamos sentir diferentes temperaturas com água morna e fria.
Atividade 1:
Colocar as mãozinhas dos bebês dentro do saquinho, permitindo que explorem a textura dos objetos, deixar que retirem um objeto.
Atividade 2:  Mostrar ao grupo dois recipientes com água , um com água fria e outro com a água morna , auxiliar um por um a colocar sua mãozinha primeiramente na água fria e depois na água morna.
Fechamento: Para Finalizar permitir que o grupo brinque livremente com diferentes tipos de sucata.


Terça feira 
Tema de Estudo: Coordenação Motora
Tema: Brincadeiras Motoras

Objetivos Específicos:
- Fortalecer os músculos.
-Desenvolver força e equilíbrio estabelecendo assim base para engatinhar.
-Desenvolver a motricidade
Introdução:
Na atividade 1 deitar de costas e colocar o bebê sobre a barriga levantar a criança no ar, segurando pelo tronco e aproximando do rosto. Na atividade 2 disponibilizar um túnel em sala de aula para o grupo brincar.
Atividade1: Realizar exercícios motores com o grupo, uma criança por vez, falar com a criança nesse momento tornando a atividade prazerosa.
Atividade 2: levar para sala um túnel transparente para os bebês passarem por dentro os estimulando a percorrer o percurso ate o final do túnel. Aos que ainda não engatinham os colocar dentro e auxiliarei a sua saída do túnel. Também vamos brincar chamando-os pelos seus nomes por fora do túnel uma vez que nos enxergam já que o túnel é transparente
Fechamento: Repetir a segunda atividade.

Quarta-feira 
Área de estudo: Artes visuais
Tema: livre exploração sensorial

Objetivos específicos:
-Desenvolver a coordenação motora fina - ampla e a criatividade.
-Sentir a textura da tinta
-Desenvolver a percepção Tátil
-Ampliar o conhecimento de mundo
Introdução:
Forrar um pedaço do piso da sala de artes com papel pardo e irei oferecer tinta para o grupo explorar livremente.
Atividade: Vamos colorir um grande pedaço de papel pardo fixado no chão, irei oferecer diversas cores para os bebes explorarem livremente a tinta, passando no papel e  em suas mãozinhas.
Fechamento: Para finalizar colar o papel pardo que o grupo pintou em nossa sala de aula para observarem as cores.

Quinta-feira
Área de estudo: Natureza e Sociedade

TEMA: Conhecendo a galinha

Objetivos Específicos:
- Conhecer o galinha
-Desenvolver sua percepção Tátil
 -Observar a diversidade dos animais
-Despertar sua curiosidade
-Desenvolver sua linguagem
-Reconhecer a galinha em ilustrações
-Reconhecer o som da galinha em brincadeiras e cantigas
-Desenvolver a afetividade pelos animais
Introdução:
Levar para o grupo placas sensoriais com diferentes imagens e texturas de galinha para os bebês observarem e manusearem.
Atividade 1: Mostrar o livro e falar sobre a galinha : Olha a pata da galinha! Olha o bico da galinha! Como a galinha faz? , passar a mãozinha nas texturas (penas) para sentirem novas sensações.
Atividade 2: Realizar uma rodinha cantada e cantar musicas que mencionam a galinha
Fechamento: Para finalizar vamos explorar  novamente as placas.


     Sexta-feira
    Área: linguagem
       Tema: Contando histórias


Objetivos específicos:
-Desenvolver a linguagem oral, visual e corporal.
-Desenvolver a percepção auditiva e tátil.
-Desenvolver o sentimento positivo em relação aos animais.
-Desenvolver a fantasia, imaginação e criatividade.
-Desenvolver as possibilidades de movimento das crianças através da livre expressão, da observação e também da imitação de gestos realizados pelos animais e reproduzidos pelas educadoras.
-Identificar figuras grandes e coloridas de galinha
Introdução:
 Na atividade 1 realizar uma roda de histórias utilizando fantoches de galinha( palitoches ) . Na atividade 2 realizar carimbo de mãos em papel para a fabricação de um cartaz.
Atividade1:
Faremos uma rodinha para conversar a galinha, utilizar fantoches e inventarei histórias dando ênfase ao carinho com os animais. Também mostrar grandes placas com imagens de galinha e permitir que manuseiem e explorem livremente.
Atividade2:
Vamos carimbar as mãozinhas em tnt com tinta guache, conversar sobre o que está sendo feito: Vamos pintar a galinha?  Olha que legal está ficando. Depois de secar a pintura formar a figura de uma galinha
Fechamento:
Mostrar grandes placas com imagens de galinha e permitirei que manuseiem e explorem livremente.
Fonte: Ferramenta pedagogica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário