Acredito que muitas pessoas já ouviram falar desta palavra, e com certeza há as que nunca ouviram.
Bullying
é uma palavra de origem inglesa, adotada em muitos países para definir o
desejo consciente e deliberado de maltratar uma outra pessoa e
colocá-la sob tensão.(Josevaldo Araújo de Melo; autor do livro Bullying na escola. p. 19).
O autor diz em seu livro que o bullying não é fenômeno novo. ele sempre existiu no meio escolar e tambem nos demais segmentos da sociedade.
O autor diz em seu livro que o bullying não é fenômeno novo. ele sempre existiu no meio escolar e tambem nos demais segmentos da sociedade.
Ele
diz que, as brincadeiras alegres tão comuns da infância e na juventude
são necessárias para uma formação psicológicas saudável e harmoniosa,
mas que também precisamos estar atentos a essas brincadeiras que muitas
vezes de "mau gosto" resvalam para a caracterização do bullying.
O bullying não só acontece no meio masculino, mas, também entre as meninas. Diz ele que, em geral, as meninas exercem o bullying de maneira diferente dos meninos. Elas tendem a espalhar boatos maliciosos, intimidar (insultando, ou rindo em grupo, alto o suficiente para que seus alvos escutem), destrir a reputação de outra, dizer a outras para que deixem de gostar de uma menina de quem querem se vingar.
O bullying não só acontece no meio masculino, mas, também entre as meninas. Diz ele que, em geral, as meninas exercem o bullying de maneira diferente dos meninos. Elas tendem a espalhar boatos maliciosos, intimidar (insultando, ou rindo em grupo, alto o suficiente para que seus alvos escutem), destrir a reputação de outra, dizer a outras para que deixem de gostar de uma menina de quem querem se vingar.
O bullying escolar não privilegia o gênero, diz o autor.
Isso acontece desde as séries do jardim, no ensino infantil, entre
crianças de 3 e 4 anos de idade, quando elas impedem que a vítima
partilhe das brincadeiras no hórário do lanche. Fazem "planos" para
excluir, ficam de mal, isolam, não convidam para as atividades de lazer.
Fora da escola infernizam por telefone, passam trotes, fofocam e espalham boatos.
geralmente
o agressor identificam as vítimas pelas características psicológicas de
ansiedade, insegurança, passividade, timidez e de aparente fragilidade.
Existem, diz o autor, a identificação e classificação dos personagens envolvidos no bullying. Cleo Fante (2005)
Vítima típica - aquela que serve de bode expiatório para um grupo
Vítima provocadora - aquela que provoca e atrai reações agressivas contra as quais não consegue lidar com eficiência.
Vítima agressora - aquela que reproduz os maltratos sofridos.
Agressor
- aquele que vitimiza os mais fracos. Ele sente uma necessidade
imperiosa de dominar e subjugar os outros, de se impor mediante o poder e
a ameaça de conseguir aquilo a que se propõe.
Expectador - É o aluno que representa o bullying, porém nem o sofre, nem o pratica. muitos deles podem se sentir inseguros e incomodados.
O comportamento bullying não poupa nenhum dos seus envolvidos.
Todos os envolvidos podem comprometer sua vida, profissional, péssoal ou familiar no futuro, diz o autor.
Diz ele que, em função da intensidade e desdobramento das consequências o bullying é considerado em vários países um problema público.
"QUANDO O BULLYING ACONTECE TODOS SAEM FERIDO"
"QUEBRE ESSA LEI DO SILÊNCIO, DENUNCIE O BULLYING"
Fonte: Blog Aprendendo com prazer e ensinando com amor.
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