A
Batata Quente
Dinâmica de integração de alunos muito divertida que promove
a interação entre os participantes.
Tema: Perguntas para avaliação ou revisão. Duração: 10
minutos
Público: estudantes em geral.
Material: 1 saco, perguntas em pedaços de papel, brindes (no
mesmo número que as perguntas), aparelho de som e cd com uma música animada.
Coloque as crianças em círculo. Elas terão de passar o saco
com as perguntas dentro enquanto a música é tocada. Não vale demorar-se para
passar o saco, nem jogar em cima do outro. Tem que ser passado de mão em mão.
Quando parar a música, a criança que estiver com o saco na
mão, retira uma pergunta, a lê e responde em voz alta. Caso esteja correta
ganha o brinde. A brincadeira continua até que as perguntas acabem.
O
Gato e o Rato
Objetivo principal é a integração em sala de aula. Duração:
10 minutos.
Público: crianças ou jovens. Material: nenhum.
As crianças formam uma roda. Uma delas, o Rato, fica dentro
da roda. Outra, o Gato fica fora da roda.
O Gato pergunta: "Seu Ratinho está?" As crianças
da roda respondem : "Não" O Gato pergunta: "A que horas ele
chega?" As crianças respondem um horário a escolha.
As crianças começam a rodar e o Gato vai perguntando:
"Que horas são?" e as crianças respondem: "Uma hora" -
"Que horas são?" - "Duas Horas" e assim até chegar ao
horário combinado.
As crianças na roda devem parar com os braços estendidos; o
Gato passa a perseguir o Rato.
A brincadeira acaba quando o Gato pega o Rato. Para os bem
pequenos é preferível que os que estão na roda fiquem parados até que o gato
pegue o rato. Para crianças maiores as que estão na roda podem ajudar o rato a
fugir ou atrapalhar o gato, sem desfazer o círculo. Pode-se repetir a
brincadeira algumas vezes, dando chance a quem quiser ser rato e gato. Procure
parar a atividade antes que as crianças percam o interesse.
Escravos de Jó
Esta dinâmica vem de uma
brincadeira popular do mesmo nome, mas que nessa atividade tem o objetivo de
"quebra gelo" podendo ser observado a atenção e concentração dos
participantes.
Em círculo, cada participante fica
com um toquinho (ou qualquer objeto rígido). Primeiro o Coordenador deve ter
certeza de que todos sabem a letra da música que deve ser:
Os escravos de jó jogavam cachangá;
os escravos de jó jogavam cachangá; Tira, põe, deixa o zé pereira ficar;
Guerreiros com guerreiros fazem
zigue, zigue zá (Refrão que repete duas vezes)
1º Exemplo: Os escravos de jó
jogavam cachangá (passando seu toquinho para o outro da direita); os escravos
de jó jogavam cachangá (passando seu toquinho para o outro da direita);
Tira (LEVANTA O TOQUINHO), põe (pé
na sua frente na mesa), deixa o zé pereira ficar (aponta para o toquinho na
frente e balança o dedo);
Guerreiros com guerreiros fazem
zigue (passando seu toquinho para o outro da direita), zigue (volta seu
toquinho da direita para o colega da esquerda), zá (volta seu toquinho para o
outro da direita) (Refrão que repete duas vezes).
2º Exemplo: Faz a mesma sequência
acima só para a esquerda
3º Exemplo: Faz a mesma sequência
acima sem cantar em voz alta, mas canta-se em memória.
4º Exemplo: Faz a mesma sequência
acima em pé executando com um pé.
5º Exemplo: Faz a mesma sequência
acima com 2 toquinhos, um para cada lado.
Dinâmica do Nome
Objetivo: Esta dinâmica propõe um "quebra gelo"
entre os participantes. Ela pode ser proposta no primeiro dia em que um
grupo se encontra. É ótima para gravação dos nomes de cada um.
Desenvolvimento:
Em círculo, assentados ou de pé, os participantes vão um a um ao centro
da roda (ou no próprio lugar) falam seu nome completo, juntamente com
um gesto qualquer . Em seguida todos devem dizer o nome da pessoa e
repetir o gesto feito por ela.
Variação: Essa dinâmica pode ser feita
apenas com o primeiro nome e o gesto da pessoa, sendo que todos devem
repetir em somatória, ou seja, o primeiro diz seu nome, com seu gesto e o
segundo diz o nome do anterior e gesto dele e seu nome e seu gesto... e
assim por diante. Geralmente feito com grupos pequenos, para facilitar a
memorização. Mas poderá ser estipulado um número máximo acumulativo,
por exemplo, após o 8º deve começar um outro ciclo de 1-8 pessoas.
Dinâmica: Recreio com cores
Objetivo:
Interação entre os colegas Preparação: A docente prepara cartões
coloridos de acordo com o número de alunos. Exemplo: 04 cartões de cada
cor – azul, amarelo, verde, vermelho, branco e laranja para
distribuí-los aleatoriamente entre 24 crianças.
Desenvolvimento:
Propõe um recreio diferente: " Hoje vocês passarão o recreio com os(as)
coleguinhas que receberem a mesma cor do cartão que cada um de vocês
receberá. É uma oportunidade de nos conhecermos melhor ainda. Será um
recreio colorido, diferente e, no retorno, conversaremos sobre as
experiências de cada grupo." A professora distribui os cartões e
solicita que antes de saírem para brincar e lanchar, que se organizem
nos grupos e conversem sobre a cor recebida (o que ela simboliza para
cada um, o que existe nessa cor...)A reflexão após o recreio é de
extrema importância para a construção de alguns valores.
Dinâmica: do 1, 2, 3
Objetivo: Quebra-gelo na volta às aulas
Procedimentos:
1º momento: Formam-se duplas e então solicite para que os dois comecem a
contar de um a três, ora um começa, ora o outro. Fica Fácil. 2º
momento: Solicite que ao invés de falar o número 1, batam palma, os
outros números devem ser pronunciados normalmente. 3º momento: Solicite
que ao invés de falar o número 2, que batam com as duas mãos na barriga,
o número 3 deve ser pronunciado normalmente. Começa a complicar. 4º
momento: Solicite que ao invés de falar o número 3, que dêem uma
"reboladinha". A situação fica bem divertida.
O presente
Objetivo: Adaptação dos alunos na volta às aulas.
Preparação:
Os alunos devem sentar-se em círculo. Cada um vai passar o presente
para quem acha que corresponde às qualidades ditas. A professora deve
preparar uma caixa bonita de presente, sem contar aos alunos, o que tem
dentro. O presente é composto de balas que serão distribuídas para todos
os alunos da classe.
Desenvolvimento: 1- Geralmente o professor
inicia a brincadeira, passando para um (a) aluno(a), dizendo:- Este
presente está abençoado! Passe-o para a pessoa que você acha mais
BONITA. 2- Parabéns! Pena que sua BELEZA não fará que o presente
permaneça com você. Passe-o para quem você acha mais ALEGRE no momento.
3- Parabéns! Pena que o presente ainda não ficará com você. Você está
demais! Mesmo assim, passe o presente para quem você acha mais CHIC. 4-
Você está com a bola toda, menos com o presente. Passe-o para a pessoa
mais INTELIGENTE. 5- Como você é inteligente! Logo deve saber que o
presente ainda não é seu. Passe-o para quem você acha mais
EXTROVERTIDO(A). 6- O que será que tem aí dentro? Pena que você ainda
não vai saber! Passe-o para quem você acha mais VAIDOSO (A). 7- Vaidade
não é qualidade, nem defeito. Você ainda não foi eleito. O presente não é
seu, talvez será de quem você ache mais TÍMIDO (A). Entregue o presente
para ele (a). 8- Poderia ser seu, se não houvesse entre nós uma pessoa
mais DEDICADA a tudo que faz. Dê o presente a ela 9- Você é muito
dedicada, porém saberá reconhecer que há uma pessoa SIMPLES e HONESTA
nesta sala. Entregue o presente a ela. 10- Com tanta HONESTIDADE, você
saberá reconhecer que todos queriam o presente. Portanto, você não vai
querê-lo só para você. Abra-o e distribua a TODOS OS COLEGAS.
Pense bem
Objetivos:
Não fazer com os outros aquilo que não gostaríamos que fizessem
conosco; mostrar que, às vezes, exigimos coisas de outras pessoas que
nem mesmo nós somos capazes ou gostaríamos de fazer.
Desenvolvimento:
Em círculo cada pessoa irá receber um papel e escrever seu nome.
Misturar todos e pegar aleatoriamente (não pode ser o próprio). Escrever
o que gostaria que a pessoa, a qual está o nome em cima, fizesse no
centro do círculo. Na hora em que a pessoa ler o que escreveu, o
animador avisa que é a pessoa mesmo que escreveu que irá fazer...
Dinâmica do Amor
Objetivo: Moral: Devemos desejar aos outros o que queremos para nós mesmos.
Procedimento:
Para início de ano ler o texto ou contar a história do "Coração
partido":- Certo homem estava para ganhar o concurso do coração mais
bonito. Seu coração era lindo, sem nenhuma ruga, sem nenhum estrago. Até
que apareceu um velho e disse que seu coração era o mais bonito, pois
nele havia. Houve vários comentários do tipo: "Como seu coração é o mais
bonito, com tantas marcas?" O bom velhinho, então explicou que por isso
mesmo seu coração era lindo. Aquelas marcas representavam sua vivência,
as pessoas que ele amou e que o amaram. Finalmente todos concordaram, o
coração do moço, apesar de lisinho, não tinha a experiência do velho."
Desenvolvimento:
Após contar o texto distribuir um recorte de coração (sulfite rosa
dobrado ao meio e cortado em forma de coração), revistas, cola e
tesoura. Os participantes deverão procurar figuras que poderiam estar
dentro do coração de cada um. Fazer a colagem e apresentar ao grupo.
Depois cada um vai receber um coração menor e será instruído que dentro
dele deverá escrever o que quer para o seu coração. Ou o que quer que
seu coração esteja cheio.. O meu coração está cheio de... No final o
instrutor deverá conduzir o grupo a trocar os corações, entregar o seu
coração a outro. Fazer a troca de cartões com uma música apropriada,
tipo: Coração de Estudante, Canção da América ou outra.
O FEITIÇO CONTRA O FEITICEIRO
OBJETIVOS: Exercício de integração do grupo, Podendo no
entanto, ser utilizada em grupos já conhecidos, objetivando o lazer e
a descontração.
MATERIAL: Tiras de papel e lápis para cada participante.
PROCESSO: Orientar para que todos fiquem sentados em círculo.
Distribuir papeletas e lápis para cada participante.
“Cada pessoa escreverá na sua papeleta alguma coisa que gostaria
que o vizinho da direita fizesse. Pode ser qualquer coisa : imitar alguém,
cantar uma música, imitar um animal, etc.”
“Você deve escrever o seu nome”
Recolher todas as papeletas, dar o mote: “Aquilo que você não
quer para si, não deve desejar para os outros... portanto, o que você
escreveu na sua papeleta, quem vai executar é você”!
Iniciar por voluntários, até que todos tenham concluído.
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