Dentro de um programa ABA também ensinamos HABILIDADES SOCIAIS.
Isso acontece porque as crianças com autismo não adquirem facilmente essas habilidades naturalmente de seu ambiente, como seus colegas neurotípicos.
E também porque eles têm maior dificuldade em ler/entender sugestões sociais sutis, o que torna mais difícil o significado da interpretação.
"Uma saudação ... é uma habilidade social que pensamos que é simples. No entanto, uma análise mais aprofundada mostra que essa habilidade, que achamos fácil, é extremamente complexa.
Como uma criança cumprimenta um amigo na sala de aula difere do tipo de saudação que seria usada se os dois se encontrassem no shopping mall.
A saudação usada na primeira vez em que a criança vê um amigo difere da saudação trocada quando se vêem 30 minutos depois.
Além disso, palavras e ações para saudações diferem, dependendo se a criança está cumprimentando um professor ou um colega ...
os cumprimentos são complexos, assim como a maioria das habilidades sociais”.
HABILIDADES APRENDIDAS EM UM PROGRAMA INICIAL SERIAM:
Saudações recíprocas com colegas “Oi”, “Tchau”
Pedir ítens de colegas
Dar e receber itens de colegas
Imitar ações simples e complexas de colegas (de perto e à distância)
Imitar pares brincando
Seguir as instruções dos colegas
Trocar de turnos com brinquedos e jogos simples
Tolerar brinquedos sendo compartilhados
Habilidades de prontidão escolar (por exemplo, frequentar, esperar, fazer a transição, cumprir, seguir as instruções do grupo, levantar a mão etc.)
As habilidades que você escolher ensinar devem ser selecionadas e adaptadas de acordo com as necessidades individualizadas do aluno.
Fonte: Dani Botelho ABA
Nenhum comentário:
Postar um comentário