sexta-feira, 20 de setembro de 2019

ABA NA ESCOLA/COMPORTAMENTO


Comportamentos inapropriados podem ser abordados e minimizados, observando as necessidades individuais do aluno. ⠀
Identifique possíveis distrações na sala de aula, como ruídos, iluminação, janelas ou movimento de outros alunos. ⠀
Em seguida, pense no design da sala de aula e em como você pode organizá-lo da melhor maneira para minimizar essas distrações e atender às necessidades dos alunos. ⠀
Usar divisórias, organizar as mesas dos alunos para reduzir as distrações visuais, manter o nível de ruído da sala baixo, suavizar luzes fortes ou brilhantes e modificar outras distrações em potencial são exemplos de estruturação da sala de aula para o sucesso.⠀
Uma avaliação do comportamento funcional pode ser usada quando a intensidade, duração ou tipo de comportamento que interfere cria preocupações de segurança ou afeta o desenvolvimento de uma criança.⠀
Algumas crianças possuem comportamentos que interferem no aprendizado e podem criar problemas de segurança, como comportamentos agressivos.⠀
Quando um aluno exibe regularmente um comportamento interferente ou inapropriado, é necessária uma avaliação de comportamento funcional, ou FBA (Functional Behavior Assessment). ⠀
Essa avaliação pode ser usada para ajudar a equipe de um aluno a desenvolver uma hipótese sobre a razão do comportamento e selecionar SUPORTES comportamentais eficazes para lidar com o comportamento interferente.⠀
Um FBA consiste no seguinte conjunto de estratégias:⠀
Descrever o comportamento inapropriado,⠀
Identificar os eventos antecedentes ou consequentes,⠀
Identificar os eventos antecedentes que controlam o comportamento,⠀
Desenvolver uma hipótese do comportamento e⠀
Testar a hipótese.⠀
Os objetivos que podem ser abordados usando o FBA incluem:⠀
Diminuir comportamentos interferentes,⠀
Aumentar comportamentos apropriados,⠀
Aumentar o envolvimento na sala de aula e⠀
Diminuir comportamentos prejudiciais.⠀
E então criar um plano comportamental explicando o que fazer para evitar comportamentos desafiadores e o que fazer quando o comportamento ocorrer. 

Fonte: Dani Botelho ABA


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