Por: Simone Barbosa Pasquini
Todas as crianças passam por
fases difíceis que muitas vezes poderiam ser descritas como “de
oposição”, especialmente quando se está cansado, com fome, estressado ou
chateado. Quando eles estão assim podem discutir, conversar,
desobedecer e desafiar os pais, professores e outros adultos. Há também
momentos no desenvolvimento normal que o comportamento de oposição é
esperado, como por exemplo entre dois a três anos de idade ou até mesmo
na pré-adolescência. Entretanto, o comportamento hostil se torna uma
preocupação quando é frequente e consistente, que se destaca quando
comparado com outras crianças da mesma idade e nível de desenvolvimento e
quando ela afeta a família da criança, social e a escola.
Para melhor entender, nada melhor como uma boa definição:
O transtorno de oposição (TDO) é
um transtorno disruptivo, caracterizado por um padrão global de
desobediência, desafio e comportamento hostil. A criança ou adolescente
discute excessivamente com adultos, não aceitam responsabilidade por sua
má conduta, incomodam deliberadamente os demais, possuem dificuldade de
aceitar regras e perdem facilmente o controle se as coisas não seguem a
forma que eles desejam (SERRA-PINHEIRO et al., 2004, p.273).
Em crianças com transtorno
desafiador opositor (TDO), geralmente apresentam um padrão contínuo de
comportamento não cooperativo, desafiante, desobediente e hostil
incluindo resistência a figura de autoridade. O padrão de comportamento
pode incluir:
Frequentesacessos de raiva
Discussões excessivas com adultos, muitas vezes, questionando as regras
Desafio e recusa em cumprir com os pedidos de adultos
Deliberada tentativa de irritar ou perturbar as pessoas
Culpar os outros por seus erros e mau comportamento
Muitas vezes, ser suscetível ou facilmente aborrecido pelos outros
Freqüente raiva e ressentimento
Agressividade contra colegas
Dificuldade em manter amizades
Problemas acadêmicos
Embora não haja nenhuma causa claramente compreendida, acredita-se ser uma combinação de genética, ambiente, incluindo:
Disposição natural de uma criança
Limitações ou atraso no desenvolvimento da capacidade de uma criança no processo de pensamento e sentimento
Falta de fiscalização
Inconsistência ou disciplina severa
Abuso ou negligencia
Desequilíbrio de certas substancias químicas do cérebro, tais como a serotonina
Os sintomas são geralmente
vistos em várias configurações, mas são mais perceptíveis em casa ou na
escola. Muitos pais relatam que seu filho com TOD estava mais rígido e
exigente que os irmão da criança, desde tenra idade.
Este problema é bastante comum,
ocorrendo entre 2% e 16% das crianças e adolescente. Em crianças
menores é mais comum em meninos, mas durante a adolescência ocorre com frequência em ambos os sexos. O inicio é geralmente gradual e aumenta a
gravidade dos problemas de comportamento ao longo do tempo.
A melhor maneira de tratar um
criança com TDO inclui Psicoterapia infantil que abrange técnicas de
manejo e modificação do comportamento, utilizando uma abordagem coerente
da disciplina e seguir com reforço positivo de comportamentos
adequados.
É muito difícil os pais lidarem
com estas crianças e adolescentes, por isso é indicado Orientação de
Pais para melhor entendê-los além de obterem apoio e compreensão e
consequentemente receberem treinamento acerca de habilidades de manejo
desta crianças.
O sucesso do tratamento requer empenho e acompanhamento em uma base regular de ambos pais e professores.
FONTE:http://www.psicologiaeciencia.com.br/tdo-transtorno-desafiador-opositor/
FONTE:http://www.psicologiaeciencia.com.br/tdo-transtorno-desafiador-opositor/
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