Plano de aula para trabalhar com
turma da educação infantil no início do ano e falar do tema habitação,
estimulando a criatividade e a sensibilidade. Nele também vamos
trabalhar conceitos de matemática, sensorial e linguagem oral.
Questão desencadeadora: Livro “Os Três Porquinhos”
- Conhecendo a história "Os três porquinhos”
- Assistindo ao filme
Objetivos
Os 03 porquinhos com caixa de leite, do Tra-lá-lá. |
Estimular
a criatividade, sensibilidade, curiosidade e imaginação; trabalhar
conceitos matemáticos e sensoriais e estimular a linguagem oral.
História em áudio
Baixe a história dos 03 Porquinhos, ouça com seus alunos e aplique atividades variadas como recontação e interpretação da história.
No Maternal as atividades matemáticas devem explorar uma variedade de idéias
relativa a números conservando o prazer e a curiosidade. Para isso,
aproveitamos situações cotidianas significativas, como histórias, jogos e
brincadeiras que envolvam a contagem e que possibilitem desenvolver o
raciocínio lógico.
Contagem e recitação
Após contar a história, explorar quantos são os porquinhos da história;
distribuir os fantoches/figuras dos três porquinhos no chão e pedir para
uma criança contar apontando o dedinho para cada fantoches.
Educação sensorial
Visual
- Observar as gravuras da história, cores das roupas, e outros detalhes (árvores, passarinhos);
- Apagar a luz da sala e com o auxílio de uma lanterna apontar o
fecho/foco de luz para a gravura (porquinho, lobo...) e pedir para a
criança falar o nome do desenhos/personagem.
Tapete de Histórias
Inclua em suas atividades do planejamento tapetes de história, avental
de história ou outra atividade de sua preferência com fantoches ou
dedoches. Aqui um exemplo de tapete de história, da Bonequinha Maluca.
Auditiva/ tátil
- Explorar diferentes texturas das casinhas (palha, pedrinhas, madeira) e sons dos porquinhos (ronc...ronc...)
Seriação
- Distribuir figuras dos três porquinhos no chão (três tamanhos) deixar a
criança manipular, ordenar e brincar com elas. Depois pegar 2 figuras e
perguntar...qual é a maior? E menor? (Nessa idade é natural não
conseguir seriar, segundo Piaget a seriação ocorre a partir dos 4
anos.)
- Para o maternal é apropriado trabalhar com caixinhas de madeira de vários tamanhos.
- Deixar a criança manusear e encaixar uma dentro da outra;
- Empilhar as caixinhas;
- Ordenar as caixinhas;
- Sugerir que a criança coloque uma caixa maior dentro da menor e observar a sua reação.
Fantoches de varetas para contar histórias. |
Dramatização
- Fazer a dramatização da história e fazer a contagem das crianças/porquinhos;
- Colocar os personagens em sequência e comparar tamanho;
- Pedir para ficar um personagem atrás do outro e perguntar qual é o primeiro...o último; qual está na frente ...está atrás...
Casinha com saquinho de pão
Uma atividade muito fácil e prática de fazer com a turminha é a casinha dos 03 porquinhos com saquinho de pão, você pode decorar com papel, tecido, feltro ou EVA... e depois ainda pode usar como por guloseima...
Cantar
- Quem tem medo do Lobo mau, Lobo mau, Lobo mau
Dedoches de feltro da Vanessa Bialli |
Dedoches
- Confeccionar dedoches dos porquinhos em feltro ou EVA
Nenhum comentário:
Postar um comentário