SUGERINDO ATIVIDADES CONSTRUTIVISTAS
Trabalho com os nomes próprios
- Crachás: podem ser feitos com materiais diversos (papel, cartolina, EVA). O importante é que eles sejam do tamanho do nome da criança e contenham o nome com letra de imprensa maiúscula e a letra cursiva atrás (para mostrar à criança que há outros tipos de letras).
- Listão: papel Kraft com os nomes de todas as crianças em letra bastão, seguindo a ordem alfabética. Usar cores diferentes.
- Lista de presença: pode ser xerocada ou mimeografada. Fazer listas para os nomes dos meninos e nomes das meninas.
Atividades com os crachás
- chamar a criança pelo nome e pedir que ela repita.
- chamar a criança pelo nome e mostrar o crachá para a classe. A criança levanta para buscá-lo.
- mostra um crachá, sem ler, e esperar que o dono ou seus colegas o reconheça.
- mostrar um crachá, sem ler. E dar uma característica do dono.
- embaralhar os crachás, entregar um para cada criança e pedir que procure o seu.
- embaralhar os crachás e entregar um para cada criança que deverá entregar o crachá ao dono.
- misturar os crachás na mesa do professor e pedir que as crianças venham procurar o seu nome.
- separar os crachás por fileiras e deixá-los na primeira carteira. A primeira criança pega o seu e passa o restante para trás (pode ser feito em roda).
- recortar as letras ou as sílabas e pedir que forme o seu nome de novo.
- separar os crachás der acordo com a letra inicial. Pode-se variar: de acordo com o número de letras.
- montar grupos baseando-se em um critério.
- pedir que pesquisem qual o nome mais comprido e o mais curto.
- listão: montar o listão colocando a numeração obedecendo a ordem alfabética. A confecção deste listão pode ser feita coletivamente de modo que cada criança recorte as letras de seu nome de revistas, jornais, etc. e cole no listão. Pode-se explorar:
- quantos alunos tem na turminha;
- pesquisar nomes.
Daí passar para a escrita...
Fazer
uma lista com os nomes de todas as crianças. Essa lista deve ser
elaborada de modo que seja bem quadriculada. Sugerimos as seguintes
atividades:
- encontrar e pintar o sue nome, o nome do amigo, etc.
- o nome da professora;
- circular a primeira letra do seu nome e de todos os nomes;
- pintar de uma determinada cor o nomes do amigo que senta à sua direita e de outra cor o amigo à sua esquerda, na frente, atrás etc.
- recortar os quadrados (ou retângulos) com os nomes e organizar conjuntos sobre a carteira a partir de um critério dado: nome com 5 letras, nomes de alunos de um determinado grupo, nomes dos meninos, nomes das meninas, nomes com mais de seis letras, nomes iguais, nomes com seis letras que comecem com a letra “R”.
- recortar todos os quadrados e colá-los em papel sulfite, separando os nomes de acordo com o sexo.
- recortar todos os nomes da folha e separá-los em colunas, de acordo com a quantidade de letras. Montar um cartaz.
Atividades com a lista de presença
A
lista de presença que sugerimos funciona como uma tabela de dupla
entrada, com linhas e colunas. Toda segunda-feira o professor inicia uma
nova lista que será usada durante a semana.
Sugerimos que essa lista seja entregue diariamente a cada criança e:
- as crianças poderão identificar qual a lista de meninos e qual é a das meninas;
- identificar seu nome e número;
- escrever seu nome no espaço adequado.
Depois que a lista percorrer a turma toda, o professor escreve F
para os alunos que faltaram, verifica se todos os presentes escreveram
seu nome e pede a uma criança que conte quantas pessoas estão na escola
Sugestões da Profa. Kel Franco
Nenhum comentário:
Postar um comentário