Conforme as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (2001), as altas habilidades/superdotação são os alunos que apresentam a facilidade de aprendizagem, pois dominam rapidamente os conceitos, os procedimentos e as atitudes.
Por eles possuírem condições de aprofundar e enriquecer esses conteúdos devem receber desafios suplementares em classes comuns, em sala de recursos ou em outros espaços definidos pelos sistemas de ensino, até mesmo para concluir a série ou etapa escolar, em menos tempo.
Suas características variam, mesmo porque cada um apresenta perfil diferenciado, como: no pensar, aprender, agir e no desenvolvimento de seu potencial.
As pessoas com altas habilidades/superdotação popularmente recebem outros títulos, como:
Precoce: São as crianças que têm alguma habilidade específica desenvolvida em qualquer área do conhecimento, como na música, na matemática ou nas artes. Para Winner (1998), crianças superdotadas são consideradas precoces. Pois elas progridem mais rápido do que as outras, por demonstrar maior facilidade em uma área do conhecimento específica.
Prodígio: É o termo utilizado para designar a criança precoce, em que apresenta um alto desempenho, ou seja, um QI alto, em algum campo específico. Um exemplo de uma criança prodígio, com uma habilidade alta, foi o Wolfgang Amadeus Mozart, conhecido apenas por Mozart. Ele começou a tocar cravo aos três anos de idade, aos sete já compunha regularmente e se apresentava nos principais salões da Europa.
Gênio: Na nossa sociedade é comum as pessoas citarem uma criança como gênio, por ela possuir em uma área específica uma habilidade precoce, como na música ou na matemática, ou por sua facilidade em memorizar fatos, nomes e acontecimentos.
O superdotado é frequentemente ligado a gênio, por suas habilidades inatas e seu desempenho excelente em todas as áreas.
Os termos “pessoa com altas habilidades” e “superdotado” são mais propícios para definir criança ou adolescente que demonstra sinais ou indicação de habilidade superior em alguma área do conhecimento, quando comparado a seus pares. Por isso que muitos pesquisadores preferem o uso de termos alternativos, como “talento” ou “altas habilidades”.
A definição atual considera as pessoas com altas habilidades/superdotação aquelas que possuem grande facilidade de aprendizagem, que o leve a dominar rapidamente conceitos, procedimentos e atitudes. Por esta definição ressaltam duas características marcantes: a rapidez de aprendizagem e a facilidade com que estes indivíduos se engajam em sua área de interesse.
Fonte: Portal da Educação
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