quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA TRABALHAR COM SURDOS EM SALA DE AULA

Objetivos:
· Estimular o prazer, o interesse e a satisfação do aluno pelo hábito de leitura;
· Introduzir termos novos, ampliando o vocabulário em português;
· Favorecer o entendimento das características textuais das histórias infantis;
· Compreender a organização temporal da narrativa;
· Reconhecer os tipos de moradia;
· Ler o texto em Libras;
· Apresentar diversos estilos de narrativa em português.

Habilidades:
· Lê histórias infantis com entusiasmo;
· Reconta a história seguindo a seqüência lógica;
· Reconhece as características textuais dos contos;
· Usa novas palavras dentro de um novo contexto;
· Reconhece o tipo de narrador na história;
· Caracteriza os personagens do texto;


Conteúdo
· Leitura
· Identificação dos personagens e elementos do conto;
· Seqüência do texto;
· Reconto;
· Tipos de casas.


Série: Sala de aula
Tempo estimado: 15 dias
Material necessário:
· Livros: Libras e português;
· Cartazes;
· Casa da história;
· Dedoches;
· Fichas com desenhos;
· Xerox;
· Video.

Situação Didática
1ª Etapa
Roda da conversa
· Perguntar aos alunos se eles conhecem os contos de fadas, usando como apoio os livros dos Contos de Fada para que o aluno surdo saiba do que se fala, ele mostra qual das histórias ele conhece.
· Perguntar como começa um conto de fada e como termina;
· Quais as figuras que são indicativas ao conto de fada;
· Listar os contos de fada conhecido.


2ª Etapa
· Apresentar aos alunos a história da mala, perguntar qual a história que poderia ter na mala;
· Tirar da Mala o livro dos Três porquinhos;
· Perguntar se eles conhecem essa história;
· Pedir que cada aluno conte a versão que conhece;
· Em seguida, começar a contar a história usando apenas o livro, no decorrer da história a Profª, vai tirando os personagens da mala, dando vida e movimento ao conto;
· Apresentar através de fichas com desenhos os personagens e elementos da história, e sua representação escrita em português.

3ª Etapa
· Assistir a história em vídeo; Podendo ser em LIBRAS ou Português
· Organizar a história em seqüência temporal usando cartaz com as cenas;
· O aluno surdo reconta a história em Libras;
· Dramatizações para fazer as marcas do narrador;


4ª Etapa
· Preguicinha;
· Cruzadinha;
· Passa tempo;
· Formação de palavras;
· Texto lacunado;
· História fatiada;
· Ordenação das letras;
· Relação figura/nome;
· Produção de texto;
· Organização da história com gravuras;


5ª Etapa
Fazer questionamentos para introduzir os conteúdos dos tipos de casa.
· Se você fosse um dos porquinhos, que material usaria para construir a sua casa? Por quê?
· Você preferia acabar rápido e fazer uma casa fraca ou demorar mais para fazer uma casa forte? Por quê?
· Se você fosse o porquinho mais velho, acolheria seus irmãos em sua casa? Por quê?
· Só existem três tipos de casa?
· Qual seu tipo de moradia?


6ª Etapa
· Listar os diferentes tipos de casa e os materiais para a construção de cada uma;
· Usar cartaz com figuras dos tipos de casa e materiais;
· Utilizando materiais concretos, para ensinar o sinal de cada um;
· Pedir para um aluno identificar quais dos materiais utilizados para construção de casas de madeira e/ ou alvenaria.

7ª Etapa
· Caixa de leitura com várias versões do conto;
·
 Trabalhar a leitura das diferentes versões para que o aluno possa criar a sua versão na construção do seu livro.


Fonte:Blog trabalhando com surdos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário